Categorias

26/07/2022

Moradores da região de Canudos participam de oficinas sobre a importância dos licuris

Conservação dos frutos contribui para a preservação das araras-azuis-de-lear na região

Buscando conciliar a produção da energia renovável no interior da Bahia e a preservação da flora e fauna local, desenvolvemos uma série de iniciativas socioambientais na região de Canudos e adjacências, entre elas o trabalho de conservação da palmeira do licuri, principal alimento das araras-azuis-de-lear. Entre setembro de 2021 e junho deste ano, realizamos as Oficinas de Licuri, um projeto inovador que teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e capacitar os moradores de 10 comunidades locais em Gestão Ambiental Comunitária e Produção Artesanal Sustentável.

As oficinas foram divididas em seis módulos e o próximo passo é detalhar, junto às comunidades participantes, as possíveis ações de repovoamento de licuri, que consistem na identificação, caracterização, mapeamento e georreferenciamento das áreas a serem destinadas para a criação de novos licurizeiros que, além de frutificar o principal alimento das araras-azuis-de-lear, também podem servir para a fabricação artesanal de sacolas, chapéus, entre outros objetos. Para isso, seguiremos três etapas, são elas:

1. Mapeamento prévio em escritório por meio de imagens disponíveis em bases cartográficas pré-existentes;

2. Mapeamento a partir de levantamento em campo com drone profissional;

3. Identificação da vegetação in loco, com classificação a partir das espécies mais relevantes e características estruturais que compõem as fisionomias do bioma Caatinga.

A ação envolveu um total de 266 participantes que aprenderam sobre temas diversos, entre eles a importância da preservação do bioma da Caatinga e da arara-azul-de-lear; o manejo ecológico dos recursos ambientais e gestão de resíduos; o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 da ONU, um plano global que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro do limite do planeta; além da produção artesanal sustentável com base na palha do licuri.

As oficinas buscam integrar a comunidade aos parâmetros de educação ambiental, somados ao contexto de cuidados do bioma Caatinga e a preservação das araras-azuis-de-lear. Os moradores locais partilham a experiência da produção de peças artesanais, podendo gerar renda e contribuir para a economia da região.