Categorias

24/05/2022

Saiba mais sobre o Sertão Baiano e suas riquezas

Em parceria com instituições ambientais, Grupo Voltalia lança série de vídeos para promover o conhecimento sobre a história e a cultura da região de Canudos

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. A frase é do escritor Euclides da Cunha que, em sua obra, “Os Sertões”, narra os acontecimentos de um dos momentos mais marcantes da história brasileira: o movimento de resistência à opressão das tropas republicanas liderado por Antonio Conselheiro, em Canudos. É lá que o Complexo Eólico de Canudos 1 & 2 está inserido, no Sertão Baiano, no Nordeste do país, uma região rica em cultura e em belezas naturais.

Falar sobre Canudos e adjacências é trazer à tona a força e a resiliência do povo sertanejo, que desempenha um importante papel para a cultura do Brasil. Pensando em homenagear a população local, desenvolvemos vídeos em 360º com a Rastro – Ecologia Criativa e a Meandros Socioambiental, com o objetivo de exaltar a história do Sertão Baiano. As produções fazem parte do projeto de Educação Patrimonial, que consiste em educar o cidadão para que ele possa desempenhar um papel ativo na construção do conhecimento sobre a região onde está inserido.

O primeiro vídeo fala sobre o “aboio”, um canto sem palavras entoado pelos vaqueiros quando conduzem o gado para os currais ou no trabalho de guiar a boiada para a pastagem.

O segundo vídeo apresenta o bioma Caatinga, que abrange cerca de 10% do território nacional.

O último vídeo da série traz um pouco da história sobre a Guerra de Canudos, um momento marcante tanto para a região de Canudos quanto para o Brasil.