Categorias

24/03/2022

Expedição de Saúde e Social em Canudos

Voltalia apoia e promove atendimentos médicos e social para os moradores da região

Se, no passado, uma empresa estava concentrada apenas no seu crescimento e na sua lucratividade, hoje o papel delas na sociedade é muito mais amplo. Para o Grupo Voltalia, que atua há mais de 15 anos no Brasil, a implementação de projetos ligados à energia renovável também envolve melhorar o ambiente global, promovendo o desenvolvimento das regiões onde atua. Para a construção do Complexo Eólico de Canudos 1 & 2 não poderia ser diferente. 

Em 2021, a empresa apoiou a Expedição de Saúde e Social, uma iniciativa liderada pelo Instituto Brasileiro de Expedições Sociais – IBES que, desde o ano de 2009, atua nas comunidades visando sua autossustentabilidade. Ao lado delas, o IBES desenvolve ações ligadas à saúde, educação, direitos humanos, Justiça, comunicação, cultura, geração de renda, tecnologia e meio ambiente.

Com o incentivo do Grupo Voltalia, o projeto realizou uma expedição de saúde nas comunidades do Raso, Rosário, Risca Faca, São Bento, Rio do Soturno e Bom Jardim, todas localizadas no interior da Bahia. A ação contou com 25 participantes, além de moradores locais que foram devidamente treinados para atuar como agentes comunitários, o que fez com que os residentes pudessem participar ativamente na transformação das regiões onde vivem.

O atendimento médico oferecido aos moradores dos povoados contemplados pela ação foi realizado por profissionais que atuam na promoção e prevenção de doenças, visando o conceito de saúde coletiva. A equipe foi composta pelas seguintes especialidades: clínico-cirurgião, clínica geral, médica da família, enfermeira especializada em atenção básica e UTI pediátrica, psicanalista, fisioterapeuta e dentistas, além de diversos acadêmicos ligados à medicina e num período de sete dias, foram realizados mais de 800 atendimentos médicos, que contribuíram para a prevenção e tratamento de várias enfermidades.

Segundo o IBES, ao longo dos atendimentos foi observada a importância do acolhimento, do olhar participativo de cada paciente que, no seu lugar de fala, pode expressar seus anseios, dores e dificuldades que encontra no sertão. A iniciativa fez com que os moradores locais se tornassem protagonistas de suas próprias histórias, contribuindo com as mudanças já implementadas nas comunidades e deixando um legado de transformação para quem reside nas regiões beneficiadas pelo projeto.