Categorias

21/03/2022

Energia renovável: o que você precisa saber

O Brasil tem grande potencial para a produção de energia renovável devido ao clima, agricultura e distribuição hídrica.

As fontes de energia renováveis são recursos ilimitados para a geração de energia limpa, e se diferem dos combustíveis fósseis, principalmente, em sua diversidade, abundância e potencial para uso em qualquer lugar do planeta. Além disso, são eficientes para o meio ambiente, já que não emitem gás carbônico na atmosfera. Recursos naturais, como o sol, água, ventos e os materiais orgânicos se tornaram opções para a sociedade em contraponto às não renováveis, principalmente os combustíveis fósseis (carvão e petróleo), que são fontes altamente poluentes. 

Na matriz elétrica nacional, a participação da energia renovável costuma ficar em torno de 80% do total, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),  e a explicação é simples: o Brasil tem grande potencial para a produção de energia renovável devido ao clima, agricultura e distribuição hídrica. 

Dados do Ministério de Minas e Energia destacam que quase metade da energia produzida (48%) no Brasil é proveniente de fontes renováveis.  O número é promissor, principalmente se compararmos o país com o resto do mundo, o que reforça o potencial brasileiro para a geração de energia limpa e sua enorme capacidade de ter uma matriz, em grande parte, proveniente de fontes renováveis e com fontes limpas e seguras.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um exemplo dessa capacidade do Brasil são as mais de 2.200 horas de irradiação solar por ano, que poderia contribuir para a geração de 15 trilhões de megawatts de energia. Na prática, isso representa quatro vezes mais do que uma usina hidrelétrica é capaz de produzir no mesmo período. Além disso, o Brasil lidera a produção de energia eólica na América Latina e será responsável por, pelo menos, 37% da expansão na região até 2025, de acordo com o relatório anual do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), lançado em março de 2021.

Importância para o planeta

A utilização de energias renováveis desponta como uma alternativa de menor impacto ambiental, pois elas são essenciais para uma economia mais sustentável e para a redução da emissão de gases que causam efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), responsáveis pelo aquecimento global. Sendo assim, é possível afirmar que as energias renováveis ajudam a mitigar as mudanças climáticas, tornando esse tipo de recurso em um importante aliado na preservação do meio ambiente.

E qual é o papel da iniciativa privada?

Diante deste cenário, a iniciativa privada tem um papel fundamental para acelerar o incentivo ao financiamento de novas tecnologias mais eficientes e menos poluentes. No Brasil desde 2006, o Grupo Voltalia, que produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólica, solar, hidráulica, biomassa e de armazenamento, tem como premissa melhorar o ambiente global promovendo o desenvolvimento local nas comunidades onde atua. Atualmente, a empresa está à frente do Complexo Eólico de Canudos 1 & 2, um parque eólico localizado no  interior da Bahia, que abrange os municípios  de Canudos, Jeremoabo e Euclides da Cunha. A capacidade instalada do complexo é de 99,4 MW, o equivalente ao abastecimento de mais de 200 mil famílias brasileiras. O projeto irá fomentar a geração de empregos na região, trazendo inúmeros benefícios para as comunidades locais, como arrecadação de impostos e implementação de projetos socioambientais, entre outras vantagens para os moradores dos municípios que, atualmente, já sentem os impactos positivos da construção do projeto.

O Complexo Eólico de Canudos 1 & 2 faz parte da escala de crescimento da produção de energia eólica no estado baiano, que tem se mostrado promissor para a implementação de empreendimentos do tipo. Esse potencial da região contribui para a produção de energia em meio à escassez hídrica que, costumeiramente, atinge o país, já que a Bahia é líder na geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais estados em geração de energia solar no Brasil, em abril de 2021, segundo dados  do Informe Executivo de Energias Renováveis, divulgado em junho do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

A  transição para um sistema energético baseado em tecnologias renováveis ​​oferece mais oportunidades em eficiência energética, desenvolvimento social e econômico, democratização da energia e poder de escolha para grandes empresas, assim como investimentos em inovações sustentáveis, avanços na economia e geração de empregos. Um futuro que já é tão presente e que vale a pena investir.