Categorias

17/10/2022

Canudos recebe ações voltadas para a saúde da mulher e do homem

Expedição de Saúde e Social também abordará a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis

Desde a nossa chegada no município de Canudos, temos promovido iniciativas socioambientais com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região. Uma destas ações é a Expedição de Saúde e Social, idealizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que, até hoje, já realizou mais de três mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos, terapêuticos e exames laboratoriais. A partir deste mês, temos nos dedicado a oferecer serviços para temas específicos a todos os moradores da região, com atendimento a diversos públicos.

Em apoio à campanha nacional Outubro Rosa, priorizamos os atendimentos às mulheres de Canudos e Jeremoabo. Em Jeremoabo, temos realizado rodas de diálogo com agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias, entre outros. Para a comunidade em geral, focamos em ações voltadas na prevenção e promoção da saúde da mulher e combate ao câncer de mama e de colo uterino, além de apoio à vacinação contra o HPV que abrange meninas e mulheres.

Moradores de Jeremoabo assistem à palestra sobre prevenção contra o câncer de mama

 

Em novembro, o foco será a campanha nacional Novembro Azul, quando será enfatizada a importância do cuidado com a saúde do homem. Serão realizadas ações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, com total atenção a esses quadros. Além destes, comorbidades que podem acometer esse público, como hipertensão e diabetes, também serão temas de foco dos profissionais.

Já em dezembro, os atendimentos serão voltados ao público geral. As ações da Expedição serão focadas na prevenção e proteção contra o HIV/AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ainda serão oferecidos testes rápidos e apoio aos diagnósticos.

Durante os três meses, seguiremos a linha de prevenção de doenças e promoção de saúde com foco nos temas de cada mês, mas sem deixar de atender pessoas com outras queixas médicas. Para os casos de média e alta complexidade serão disponibilizados encaminhamentos a especialistas, como em edições anteriores. Em cada comunidade atendida a equipe fará intervenções lúdicas, como rodas de conversa, trocas e somas de experiência com o público local para orientar e conscientizar sobre os temas abordados.