Categorias

20/03/2022

Bons ventos chegam à Bahia

Complexo Eólico de Canudos traz benefícios socioambientais para a região

A implementação do Complexo Eólico de Canudos vai além da geração de energia para o país. O projeto também promove o engajamento das comunidades locais por meio de programas sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento local e, consequentemente, para a melhoria da região como um todo, impactando positivamente na vida dos moradores de Canudos, Jeremoabo e Euclides da Cunha. 

A empresa prevê um investimento de R$ 14,5 milhões em iniciativas socioambientais na região, todas ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre elas está a parceria com o SENAI, da Bahia, que tem oferecido cursos de capacitação em diversas áreas para moradores de Canudos e adjacências. Trata-se de um legado para a população da região, que também foi impactada positivamente pela geração de empregos durante a primeira fase do projeto eólico, já que 55% da força de trabalho para a construção do Complexo foi formada por mão-de-obra local. 

 

Atuação nas comunidades locais

A construção do Complexo Eólico também tem ajudado a escrever muitas histórias, como a de Carla Pereira, que há cinco meses participa do projeto social Forte Severina. Com atuação na Comunidade do Raso, em Canudos, a ação vem mudando a vida de mulheres sertanejas por meio da costura. A iniciativa nasceu em 2019 e a cada dia se fortalece, já que o início da construção do parque eólico abriu portas para a produção de máscaras de proteção contra a Covid-19, além de uniformes profissionais, camisas e eco bags. 

O Forte Severina é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais – IBES que, desde o ano de 2009, atua nas comunidades visando sua autossustentabilidade. Em parceria com as costureiras, a iniciativa, criada pelo biomédico Victor Hugo de Oliveira Bigoli,  desenvolve ações ligadas à saúde, educação, direitos humanos, justiça, comunicação, cultura, geração de renda, tecnologia e meio ambiente. 

“Há cinco meses, recebemos um pedido para a confecção de sete máscaras para um funcionário de uma das empresas parceiras do Grupo Voltalia. A partir de então, a demanda só aumentou. É muito bom contribuir com a comunidade e saber que o nosso trabalho está ganhando asas e trazendo renda para as severinas”, afirma Carla.

 

Juntos pelo desenvolvimento de Canudos e região

Com a missão de melhorar o meio ambiente global, promovendo o desenvolvimento nas regiões onde atua, o Grupo Voltalia também já realizou diversas outras ações socioambientais na região, entre elas a entrega de caminhão-pipa para as comunidades locais e de cestas básicas para as Secretarias de Desenvolvimento Social de Canudos e de Jeremoabo; a construção de um poço artesiano para a comunidade de Fundo de Pasto, com entrega prevista para o primeiro semestre de  2022; e a abertura de um edital de projetos sociais para os municípios de Canudos, Jeremoabo e Euclides da Cunha. 

A empresa também atuou no combate à pandemia com a doação de equipamentos de saúde para a Secretaria Municipal de Saúde de Canudos em prol do combate à Covid-19; além da limpeza do tanque nas comunidades de Bom Jardim, Rosário, Raso e Euclides da Cunha; e ainda promoveu atividades de conscientização realizadas em parceria com a comunidade local sobre a importância do uso sustentável do licuri; entre outras ações. 

“A cidade de Canudos tem um grande potencial para evoluir cada vez mais. Queremos dar suporte para as pessoas caminharem com as próprias pernas, por isso é tão importante contar com o apoio da Voltalia nessa caminhada, que chegou para nos ajudar a oferecer mais dignidade para a região”, explica Luana Farias, fisioterapeuta e coordenadora de logística do Projeto Canudos/Forte Severina.